Introdução
As suas mãos são as melhores ferramentas que você tem, vou indicar também um kit de ferramentas e materiais.
Ferramentas e Materiais
Massa Oilclay Média 1 kg, Arame Galvanizado ou Alumínio, Alicate Universal, Estecas Reta e Curva, Espátula Dental nr7, Rastelo, Solvente, Pincel Macio, Compasso Pontas de Aço, Régua, Base de Madeira, Cola Instantânea.
Torno Giratório e Parafusadeira (opcionais).
OilClay
Para iniciar uma massa oilclay de dureza média é o ideal, você pode modelar com as mãos e a massa tem boa estabilidade e dureza. Massa macia, você precisa mais sensibilidade nas mãos e massa mais dura precisa de mais força ou aquecer para amolecer a massa.
Arame
O esqueleto de arame é utilizado para dar sustentação, estabilidade e movimento a sua escultura.
O arame galvanizado é mais duro, você pode usar arame nr 18 (1,24mm) de espessura, é barato e encontra em qualquer material de construção.
Pode usar arame de alumínio de 3mm de espessura, a vantagem que é mais maleável. O alumínio é mais caro e você vai encontrar pela internet,
Ferramentas
Para qualquer dos dois arames um alicate universal resolve para dobrar e cortar.
Com as estecas, você cavar a massa e também pode fazer nivelamento das superfícies.
Quatro estecas para cavar são suficientes no início, 2 retas e 2 curvas nos tamanhos pequeno e médio.
Com a espátula, normalmente você utilizará para agregar mais massa na sua escultura e vai usar para nivelar ou esculpir algumas superfícies, onde seus dedos terão dificuldade de alcançar. A espátula dental nr 7 é muito boa.
O rastelo é de arame torcido, arame revestido com fios de metal ou pequenas garras. É uma ferramenta para nivelar as superfícies, ferramenta muito usada no acabamento da escultura.
O solvente é o acabamento final na escultura, após rastelar e nivelar toda escultura, aplique o solvente, para deixar uma superfície lisa e com acabamento impecável. Eu indico dois tipos (fluido de isqueiro e thinner),
O fluido de isqueiro evapora bem rápido e o cheiro é aceitável. O thinner evapora rápido, mas os vapores tem um cheiro forte, (use máscara para gases) se optar pelo thinner.
Com o pincel macio você aplica o solvente na peça. Para ficar tudo lisinho e para não ficar as marcas do pincel, quanto mais macio e “pelos” mais longos o acabamento será melhor.
Compasso com duas pontas de aço, é muito útil para você transferir as medidas da sua referência do papel, você vai conseguir muita precisão em medidas pequenas, com as pontas do compasso.
Com a régua vamos medir tudo, conferir medidas, teremos as proporções corretas, medidas iguais a referência no papel e os dois lados iguais da escultura.
Base de madeira, você vai sustentar seu esqueleto e sua escultura. Um pedaço de MDF ou qualquer tipo de madeira, com espessura de no mínimo 15mm.
A base de madeira para sustentar sua escultura precisa ser um pouco maior que a escultura.
Você precisa fazer um ou dois furos na madeira para fixar o esqueleto. Se você não tiver furadeira, você pode comprar só a broca na espessura igual do arame para ficar bem justo.
Você pode pedir para um amigo, amiga ou utilizar um serviço terceirizado de marcenaria, serralheria, oficina, ai você leva a broca e a madeira e terá certeza que o furo estará na espessura correta.
Ah! Você pode colar o esqueleto na madeira utilizando a cola instantânea. Isto dará estabilidade e rigidez ao conjunto esqueleto e base madeira
Se quiser mais mobilidade deixe o esqueleto sem cola, colocando o esqueleto de arame no furo da madeira, dará mais mobilidade caso você retire a escultura da base.
Torno giratório é opcional é uma boa ferramenta para você girar sua escultura, indico uma base giratória, para escultura com peso superior a 1kg.
Você pode comprar suporte bailarina para bolos.
ou base giratória para pinturas. Disponível em casas de artigos de artesanato ou Existem tornos giratórios de metal mais sofisticados e estáveis, depende do seu orçamento. Como eu recomendo é o torno giratório é opcional.