A fundição em bronze com o processo de cera perdida é uma antiga e sofisticada técnica utilizada para criar peças de metal com alta precisão.
Ao longo dos séculos, essa técnica tem sido amplamente empregada para produzir esculturas, joias, objetos decorativos e peças industriais.
Neste artigo, vou descrever o processo da fundição em bronze com o método de cera perdida e minha experiência fundindo uma peça em bronze.
História da Fundição em Bronze:
Origem na antiguidade: A fundição em bronze é uma das primeiras formas de produção em metal conhecidas pela humanidade, remontando a civilizações antigas como os egípcios e mesopotâmicos.
Evolução ao longo do tempo: Com o progresso das técnicas e materiais, a fundição em bronze evoluiu, tornando-se mais complexa e refinada.
O processo de fundição em bronze por cera perdida é praticado a décadas no Ateliê de Esculturas da Fundação Cultural de Curitiba.
Tive o prazer de participar do Curso Livre de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba, com professor Elvo Benito Damo, concluindo a fundição da peça abaixo:
A Representação do Caboclo 7 Ponteiras do Mar (Umbanda). Autor: Sérgio Schaab, modelagem e fundição em bronze. Peça pesa 3,5kg e mede 27cm
Introdução
A fundição em bronze com o processo de cera perdida é um método que utilizava copiar a escultura com um molde de gesso.
Atualmente a cópia da escultura é utilizado um molde de silicone, pela evolução dos materiais.
Neste molde de (gesso ou silicone) é injetado cera de abelha no estado líquido, criando um modelo temporário de cera para fundir a peça desejada em bronze.
Molde Cerâmico
A escultura em cera é revestida com um material cerâmico especial, formando um molde sólido em torno da escultura.
O molde cerâmico é aquecido em um forno, fazendo com que a cera derreta e escorra do interior do molde cerâmico. Daí o termo “cera perdida”.
Fundição do Bronze
Após a eliminação completa da cera, o molde fica oco, pronto para receber o metal líquido.
O bronze é aquecido em alta temperatura 1.1000 C, até se tornar líquido e, em seguida é despejado no molde vazio.
O metal líquido preenche todo o espaço anteriormente ocupado pela cera, tomando a forma da escultura original.
Alguns canais de cera são criados no modelo para que a alta pressão do metal líquido possa ter como sair do molde cerâmico.
Acabamento no Bronze.
O bronze líquido depois de resfriado, solidifica dentro do molde cerâmico.
O molde cerâmico é quebrado, revelando a peça de bronze sólido.
Usando talhadeiras, limas e soldas em bronze, o acabamento da peça é finalizado.
Como tratamento final, para preservação podem ser utilizados ácidos e ceras, dando uma coloração esverdeada ao bronze.
Também pode deixar no estado natural do bronze, que com o tempo e ação do ar, vai criando um zinabre, com uma coloração esverdeada natural.
Interessante esse assunto, geralmente acesso esse site e sempre acho conteúdo interessante como esse. story instagram baixar