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Como Fazer Escultura de Argila

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    Introdução

    Escultura de Argila + Molde (Forma) de Silicone.

    Esculpir uma peça de argila, depois produzir a forma de silicone.

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    Com um molde é possível reproduzir várias cópias da peça em outro material, resina, gesso, cimento, metais, e na própria argila líquida (barbotina) etc.

    Este artigo vou descrever este processo ou seja, esculpir um modelo em argila, depois produzir uma forma ou molde de silicone da escultura para produzir várias cópias em outros materiais, (resina, cimento, gesso ou biscuit).

    Princípios da Escultura de Argila para produzir molde ou forma de silicone.

    Primeiro Princípio – para escultura de argila você precisa encontrar o ponto ideal de umidade e maleabilidade da massa.

    Massa com muita umidade fica grudenta nas mãos e nas ferramentas e dificulta a modelagem.

    Argila muito seca, com pouca umidade é muito dura, diminui a maleabilidade e quando cavar a argila com uma ferramenta surgirão micro rachaduras. É difícil de modelar com as mãos uma argila com pouca umidade, necessitando muita força.

    O Ponto Ideal Da Umidade da Argila é estar maleável, modelar com facilidade com as mãos, aplicando pouca força.

    Cavar com a ferramenta e surgir uma superfície uniforme e lisa sem nenhuma deformação.

    Sem grudar argila nas mãos e nas ferramentas.

    Segundo Princípio – manter a umidade da sua argila durante o processo da escultura. 

    Manuseando a argila você vai notar se está muito dura ou muito mole.

    Suas mãos influenciam na umidade da massa, pois estão numa temperatura próximo dos 36ºC, quanto mais você modelar com as mãos mais a umidade da argila vai diminuir. 

    Eu gosto muito de modelar a argila sem luvas, mas ficar com as mãos sujas me incomodam. Eu uso um pano úmido que vou limpando minhas mãos durante o processo. Mantenho minhas mãos limpas como eu gosto e modelo com o tato sem luvas.

    Para aumentar a umidade é muito fácil, só você borrifar água sobre sua escultura. Tem uma foto do borrifador no tópico das ferramentas abaixo. 

    Se estiver muito mole, deixe no ambiente por alguns minutos ou direto no sol, vai fazer a umidade diminuir. 

    O ambiente também vai interagir com a argila.

    Climas mais quentes farão sua escultura perder umidade rapidamente e a hidratação da argila com o borrifador será constante.

    Dias chuvosos, nublados e temperaturas abaixo dos 20ºC por exemplo, farão sua escultura absorver muita umidade, tornando a argila muito mole.

    Com alguns dias de prática é muito fácil dominar estas variações da umidade da argila.

    Terceiro Principio – guardar a escultura sem rachar

    Para que a argila não rache você precisa manter a umidade. Caso vá guardar por alguns dias,  cubra sua escultura com material impermeável (plástico), amarre o plástico com fita ou barbante para evitar o contato da sua peça com o ar.

    A argila que você não utilizar pode guardar por tempo indeterminado.

    Dica extra: Se for deixar vários dias a sua escultura sem mexer.

    Umedeça um pano e cubra toda sua escultura com o pano e depois com o plástico, amarrando ou colando fita crepe para que o ar não tenha contato com a argila.

    Se for guardar a escultura por períodos superior a 15 dias é importante fazer a hidratação do pano periodicamente a cada 15 dias. 

    Manter a umidade, evita rachaduras indesejáveis em sua obra de arte.

    A argila Rezende é uma marca que eu uso no  Ateliê. Tem disponbilidade no site Amazon e você pedir de qualquer cidade.

    Escolhendo o que esculpir.

    Minha orientação é sempre escolher esculturas simples no início. 

    Da pra avançar rápido iniciando com peças simples.

    Você vai aumentando gradativamente a complexidade das esculturas. 

    Eu sempre indico para quem está iniciando matricular-se num Curso de Escultura de Argila. 

    Tenho certeza que você diminuirá muito o tempo de aprendizado. 

    Utilizarei como exemplo para este artigo, inspirado escultura com as formas da foto que encontrei na internet. Não vou copiar, mas me inspirar na ideia. 

    Como indiquei começar por peças mais simples. A foto acima é um bom exemplo para se inspirar. 

    Eu faria uma folha estilizada o dobro de largura, tornando uma folha mais bojuda, deslocaria a folha para o lado direito do bloco e para o canto inferior direito. A  altura  da escultura sem a base  25 cm.

    No qusdrante superior do lado esquerdo faria um furo vasando a escultura.

    Na parte de trás da escultura que não temos a referência, faria toda a superfície esférica, formando um canto vivo com as linhas frontais da escultura.

    A base produziria em madeira escultura envernizada, com as dimensões 1 ou 2 cm mais largas que a escultura.

    A escultura produziria com resina e cargas simulando o mármore.

    O grande segredo para atingir um resultado perfeito e muito briLho numa escultura de resina é o lixamento e acabamento final da peça. 

    Iniciando com lixas de gramatura 100, 150, 220, 320, 400, 600, 1000, 2000, 5000  e polimento com pastas abrasivas.

    Referências 

    Escolhido o que você vai esculpir, encontre as referências, que podem ser fotos, desenhos, ilustrações, esboços. 

    É importante ter as referências de vários ângulos, de frente, perfil e atrás.

    Tire cópias das suas referências no mesmo tamanho da escultura que você vai produzir.

    Se a sua escultura tem 50 cm de altura.  Faça cópia no papel de 50cm.  Nas empresas copiadoras especializadas, eles sabem como aumentar e diminuir as figuras sem perder as proporções.

    Estas referências com as mesmas medidas, serão úteis para você conferir as medidas e proporções da sua escultura.

    Base de Madeira

     Uma base que sua escultura ficará apoiada.

    Pode ser mdf ou compensado com 10mm de espessura ou mais, que você possa apoiar toda sua escultura na base de madeira.

    Esta base vai ajudar para você movimentar e guardar sua escultura, para trabalhar e estudar outro dia.

    Ter uma haste fixada na base de madeira, formando um esqueleto da sua escultura. Algo rígido que de sustentação para a argila.

    Na ilustração usei uma base de 30 x 30 cm de mdf, que você pode conseguir retalhos numa marcenaria.

    Também usei uma barra roscada de 1/4″  com duas porcas de 1/4″ para fixar a barra na madeira.  Com um furo no centro da madeira para fixar a barra roscada.

    A barra roscada e as porcas encontra em material de construção.

    Se você não tem furadeira, pode comprar só a broca e pedir emprestado a furadeira para um amigo ou amiga ou terceirizar o furo com uma oficina ou marcenaria, levando a broca na medida que você precisa do furo. Normalmente não irão cobrar nada pelo furo.

    Torno Giratório

    Para esculpir você precisar girar sua escultura várias vezes, para perceber as proporções do seu projeto em vários ângulos.

    A argila a base de água tem alta densidade, uma cabeça de 30 cm, pode pesar mais de 3kg e ficar girando várias vezes numa mesa, vai ser muito cansativo.

    Em lojas de artesanato tem modelos bem em conta e uma bailarina de bolo já resolve. 

    Estecas e Rastelo As estecas são para cavar a argila. Os rastelos são para deixar as superfícies uniformes antes do alisamento. As estecas são de arame liso e os rastelos normalmente com arames torcidos.

     Espátula dental nr 7 o uso é para agregar argila, onde seus dedos não alcançam e para detalhes, pode ser espátula de madeira ou plástico. 

    Compasso com duas pontas de aço, para transferir medidas da referência para sua escultura.

    Pincel pelo Macio e longo. Para alisar a peça.

    Cortador Argila (nylon), você pode fazer com um pedaço de fio de nylon de pesca, com dois suportes na ponta para você ter apoio. Estes pegadores podem ser de madeira ou metal.

    Borrifador  de plástico usados para plantas.

    Plástico e Pano para cobrir sua escultura com o pano umido, durante o processo de trabalho.

    Fita Crepe  para colar o plástico  e evitar o contato do ar com a escultura e a argila rachar. Pode usar barbante ou prender o plástico embaixo da base.

     Blocagem Inicial

     Inicialmente você precisa fazer um bloco com as principais medidas da sua escultura.

    Olhando para suas referências, que devem estar coladas na parede a sua frente, comece a colocar poucas quantidades de argila, soldando tudo muito bem para formar um bloco uniforme.

    Vá conferindo as medidas da referência em papel com a argila, usando o compasso com duas pontas de aço.

    Refinamento da Escultura

     Para  atingir as formas definitivas o artista ou estudante precisa cavar para atingir as formas que quer expressar na argila e agregar massa para conseguir os volumes na sua obra.  

     Acabamento

    O rastelo é a ferramenta para dar uniformidade nas superfícies, passando a ferramenta vai revelar onde precisa colocar mais argila e onde existentes ondulações.

    Passar o rastelo em diferentes direções fará a superfície ficar mais uniforme. Não economize passar o rastelo, quanto mais rastelada a peça mais uniforme e lisa será sua superfície.

    Se as superfícies estão todas perfeitas é hora de refinar o acabamento com um pincel de pelos macios, umedeça o pincel na água e passe suavemente na argila, somente para apagar as marcas das ferramentas.

    Obra pronta os próximos passos serão fazer o molde de silicone e  produzir as cópias no material desejado. 

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